Páginas

21 de abril de 2018

Tenente Laurentino continua sem sinal da TV aberta

Há cerca de dois veiculamos em nesste blog que o município de Tenente Laurentino estava sem o sinal da TV aberta, porém passados dois anos nada foi feito. Até o início da década, os telespectadores podiam sintonizar a InterTV Cabugi (afiliada Rede Globo em Natal) por meio do canal 11 em antenas de recepção terrestre. Contudo, os transmissores locais queimaram e nunca mais foram consertados. É importante mencionar que isso é uma responsabilidade do poder público independente de quem esteja na administração.

Cidades vizinhas, por sua vez, possuem sinal de vários canais de TV, Lagoa Nova dispõe de 4 (quatro) canais, segundo o site especializado Line-UP: InterTV Costa Branca (Globo - Mossoró), TV Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Record) e TV Assembleia RN. Santana do Matos, por sua vez, tem o sinal de 5 (cinco) canais: InterTV Costa Branca (Globo), TV Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Record), Band Natal (Band) e TV União Natal (TV União). Florânia, outro município vizinho, recebe o sinal das duas maiores TV’s do estado: InterTV Costa Branca (Globo) e TV Ponta Negra (SBT) e até recentemente recebia a TV Tropical (Record). No caso de Tenente, os habitantes precisam recorrer para antenas parabólicas (analógicas e digitais), conseguindo, receber, no máximo, o sinal da InterTV Cabugi (Globo). Muitas vezes, não recebem nem os jornais locais da Globo.

Em conversas com responsáveis técnicos de algumas TV’s sediadas em Natal, nos foi dito que é necessário que o poder público instale uma antena de captação de sinal terrestre (para captar o novo sinal digital) e os equipamentos de transmissão. Esta estrutura proporcionaria a vinda do sinal dos maiores canais de TV do estado. De um modo geral, o primeiro passo consiste na instalação da estrutura que foi citada e, por última, se faz o contato com as TV’s (que se interessam por isso) para que as mesmas distribuam o sinal pelo município.

Entendemos que o sinal local é fomentador do desenvolvimento de uma região. É mais importante que o telespectador possa receber notícias diárias de cidades próximas, como Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos, por exemplo. Diferentemente da programação nacional, este tipo de conteúdo aproxima o telespectador da realidade. E isso é possível com a oferta destes diversos canais. Esperamos que o poder público local se posicione, a fim de encontrar a resolução desse caso. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...