Páginas

21 de novembro de 2017

Banco Mundial sugere acabar com gratuidade do ensino superior no Brasil

Um relatório elaborado pelo Banco Mundial, informa o Estadão, diz que para cortar gastos sem prejudicar os mais pobres, o Brasil deveria acabar com a gratuidade do ensino superior. O documento, de título “Um ajuste justo – propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, sugere, porém, que o governo continue subsidiando estudantes na faixa dos 40% mais pobres.

O jornal afirma que “essa proposta se baseia no fato que 65% dos estudantes das instituições de ensino superior federais estão na faixa dos 40% mais ricos da população. Como, após formadas, essas pessoas tendem a ter um aumento de renda, a suspeita dos técnicos é que a gratuidade ‘pode estar perpetuando a desigualdade no País'”.

A reportagem apresenta mais números: o Brasil tem cerca de 2 milhões de estudantes em universidades federais. Nas privadas, são 8 milhões de alunos. O custo médio de cada estudante numa faculdade privada é de 14 mil reais por ano. Nas federais, essa despesa anual salta para 41 mil reais. E nos institutos federais, 74 mil reais ao ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...