Páginas

12 de julho de 2017

Natal tem média de 23 veículos roubados por dia, diz Sesed

Em média, 23 veículos são roubados todos os dias em Natal. Somente nos seis primeiros meses de 2017, foram 4.220 roubos registrados. Entre 2016 e 2017, o aumento foi de 13% para este tipo de crime. Os dados foram levantados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Segundo o delegado Licurgo Neto, da Delegacia Especializada em Roubo de Veículos e Cargas (Deprov), existem três destinos comuns para os veículos roubados. “Alguns carros são roubados para cometerem outros crimes; outros, para fins de desmanche. E também têm os veículos roubados para serem clonados”, explicou.

A delegacia que investiga as ocorrências tem 3 delegados e cerca de seis agentes para dar conta do trabalho, quando o ideal seria o dobro do efetivo. A assessoria da Polícia Civil disse que nos últimos meses o quadro de efetivo foi reduzido por causa dos pedidos de aposentadoria. No ano passado, apenas 370 inquéritos foram remetidos à Justiça.

Além da falta de estrutura, os delegados reclamam das penas aplicadas aos criminosos. Licurgo Neto atribui o crescimento do número de veículos roubados e furtados à questão da impunidade: “Prende-se o infrator, mas depois ele é preso novamente mesmo condenado, pois geralmente cumpre pena no regime semiaberto”. De acordo com os dados da delegacia, 60% dos veículos roubados foram encontrados abandonados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...