Páginas

3 de outubro de 2016

Cidade potiguar com candidaturas únicas elege todos; 'Ninguém morreu'

Lucrécia, distante 346 km de Natal, elegeu todos os candidatos na eleição deste domingo (2). Lucrécia foi a única cidade brasileira a ter candidaturas únicas este ano: era apenas uma candidata à Prefeitura e nove postulantes às noves cadeiras na Câmara Municipal. "Ninguém morreu e todos obtivemos votos. Deu tudo certo e acabamos eleitos", festejou o atual presidente da Câmara, Hélio Maia.

A comemoração de Hélio tem explicação. O juiz e professor de direito eleitoral José Herval Sampaio Júnior, em entrevista ao G1 mês passado, comentou o caso da cidade. "Pela Lei, nesse caso de Lucrécia, para ser eleito basta que o candidato obtenha pelo menos um voto. As únicas chances de qualquer um desses nove candidatos não se elegerem são se não votarem nem mesmo em si próprios ou realmente morrerem antes da eleição", falou.

O salário bruto de um vereador em Lucrécia é de R$ 2,8 mil. Dos nove vereadores de Lucrécia, seis foram reeleitos. Os vereadores eleitos em Lucrécia neste domingo (2) foram Robertão (SD), Edson Soares (DEM), Lindalice (PP), Didi Soldado (PTN), Joilma (PTN), Josimar (DEM), Hélio (PR), Bobó (PMDB) e Edilma Soares (DEM).

 Os candidatos adimitem que houve um "entendimento" para a candidatura única, mas em relação à eleição de prefeito. Não houve discussões nesse sentido para a eleição proporcional, a de vereadores. "Todos os dez partidos que têm representatividade aqui em Lucrécia tiveram suas convenções normalmente, com edital de convocação e anúncio na rádio da cidade. Acontece que, por mais incrível que possa parecer, apenas nove pessoas quiseram se candidatar neste ano", afirmou Manoel Hélio.

Venci o 'branco'
Lucrécia foi uma das 97 cidades do Brasil que tiveram um único candidato a prefeito na eleição deste ano. A candidata eleita foi a professora Conceição Duarte (DEM). "Mesmo sendo candidata única, fiz campanha de rua. Obtive, a meu ver, uma boa votaçãoe  consegui vencer os votos em branco", comemorou a nova prefeita de Lucrécia. O salário bruto dela será de R$ 9 mil.

Na convenção, 8 dos 10 partidos com representatividade na cidade formaram a coligação Unidos por Lucrécia (DEM, PSD, PSDB, PR, PP, PTN, PMDB e SD). Conceição registrou as propostas de governo. Nelas, ela diz que pretende "dar continuidade às melhorias das condições de vida dos lucrecienses, buscando com firmeza, criatividade e objetividade, aperfeiçoar programas que já têm demonstrado sucesso". No documento, Ceiça Duarte afirma que terá o mandato voltado para a qualidade de vida, criação de oportunidades econômicas e inclusão social, educacional e acesso à saúde, além do combate à seca. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...