Páginas

30 de janeiro de 2014

Disputa entre municípios só será resolvida através de plebiscito decidido pela comunidade ou se prevalecer a lei, diz vereador Geovani

Povoado João da Cruz, situado no P.A. Serra Nova, maior aglomerado populacional da Região Seridó. Comunidades Serra do Cajueiro, e Povoado João da Cruz situado no assentamento Serra Nova há anos são cortejados pelo município de Santana do Matos, todavia, mais de 95% da população dessas comunidades são oriundas e vinculadas culturalmente a Florânia, de onde recebe assistência médica, educacional, assistência social, agricultura, obras, benefícios e vias de acesso. Inclusive domicílio eleitoral. No entanto, sempre que se aproxima ano eleitoral, há que surge a polêmica, como que de propósito para promover salvadores da pátria. 

Em 2006, e em 2010, a polêmica foi deflagrada, e em 2010 com o Senso do IBGE a pedido de representantes da comunidade e STR de Florânia, o IBGE realizou vistoria de coordenadas tendo como base a Lei estadual que estabelece os limites entre Florânia e Santana do Matos, quando foi confirmado que o Povoado João da Cruz encontra-se localizado dentro do domínio territorial de Florânia, na época, foi agendado uma reunião com representantes dos dois município, quando o IBGE confirmou que o Povoado João da Cruz está dentro da área de como investir na bolsa domínio de Florânia, na oportunidade compareceram na reunião por Florânia o vereador e morador da comunidade Geovani Pereira Cruz, o Presidente do STR de Florânia Pedro Paulino Cruz, por Santana do Matos compareceram o então Prefeito Assis da Padaria e o Presidente do STR de Santana Zé Benedito, já o então Prefeito de Florânia Salomão Laurentino não compareceu e se que justificou a sua ausência, até porque segundo informações ela havia afirmado que não tinha nenhum interesse pela Serra do Cajueiro muito menos pelo Povoado João da Cruz. 

Com a posição do IBGE em 2010, o Prefeito de Santana anunciou que entraria na justiça. Novamente em ano eleitoral o tema se deflagrado, o diferencial desta vezes é que o Prefeito de Florânia Junior de Januncio assumi uma postura de coerência e responsabilidade para com o município e as comunidades envolvidas, e diz que não abrirá mão das comunidades Cajueiro e Povoado João da Cruz. Na próxima segunda feira(03), o Prefeito de Florânia Junior de Januncio agendou uma audiência com o Secretário Estadual de Assuntos Fundiário e convidou o Vereador Geovani Pereira Cruz para participar já que o mesmo é representante e morador das comunidades envolvidas e sempre esteve a frente em defesa dos interesses da comunidade e do município de Florânia.

Blog do Geovani P. Cruz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...